Fórum

III Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão

A APPDI e as suas entidades signatárias e associadas organizam o III Fórum anual. Este ano, o fórum vai dividir-se em dois momentos:

28 de outubro (18h30 – 20:30) a tónica irá incidir no reconhecimento e partilha de práticas, através da entrega da II Edição do Selo da Diversidade por parte do Alto Comissariado para as Migrações e da partilha de boas práticas ao nível da implementação da Caixa de Ferramentas. A partir das 20:30 teremos um  jantar de convívio.

29 de outubro (9:30 – 12:30)  abordará um tema atualmente relevante em Portugal e, que se enquadra pelas suas características numa das temáticas mais importantes para as organizações que se preocupam com a Diversidade e Inclusão – A integração da vida profissional e vida pessoal. Considerando que a integração da vida profissional e pessoal é impactada por questões culturais, processos, condições de trabalho e por comportamentos individuais iremos abordar essas três perspectivas durante a manhã que prevemos interessante, divertida e animada.

Consulte o Cartaz do III Forum Nacional para a Diversidade e Inclusão

As inscrições estão abertas, basta clicar aqui. É obrigatória a inscrição e pagamento, até dia 22 de outubro, para participar no evento.

Se ainda não é Associado da APPDI, a inscrição neste evento tem um custo de 40€ por pessoa para o Forum e de 25€ para o jantar de dia 28 outubro. O valor da receita angariada reverte a favor da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI).

I Fórum Nacional para a Diversidade – 2017

No passado dia 22 de maio decorreu no ISCTE-IUL, em Lisboa, o I Fórum Nacional Para a Diversidade. Esta iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade juntou mais de 200 pessoas e 100 organizações de diferentes dimensões e sectores num momento de reflexão e partilha de práticas sobre a Diversidade e Inclusão nos nossos ambientes laborais.

Com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, de Solat Chaudhry (Investors in Diversity), Isabelle Pujol (Pluribus Europe)  e João Tavares (EDP), a manhã foi recheada de exemplos inspiradores e estratégias para quem desejar começar ou continuar a potenciar o poder da Diversidade dentro das suas organizações.

Durante a tarde, após a apresentação dos exemplos da Infraestruturas de Portugal e da Resiquimica, duas organizações signatárias da Carta que se disponibilizaram a ser alvo de estudos de caso por parte do ISCTE-IUL (Prof.ªs Joana Alexandre e Sara Ramos e alunas de mestrado Mariana Correia e Mafalda Visitação), foi lançado o Selo da Diversidade. As candidaturas a este reconhecimento encontram-se agora abertas (mais informação aqui).

O encerramento contou com a assinatura de cerca de 30 novas organizações signatárias e com as palavras encorajadoras de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Seguiu-se um side event com 6 workshops onde cerca de 120 pessoas puderam aprofundar conhecimentos e partilhar práticas sobre temas como as questões de género, deficiência, cultura e religião, liderança inclusiva, enviesamento inconsciente e diversidade etária.
Avaliado de forma muito positiva por todas as pessoas presentes, aguardamos uma nova edição para 2018!

Por agora, avizinham-se novas colaborações entre a Carta e os/as convidados/as, bem como a entrega dos Selos da Diversidade, prevista para novembro de 2017.

Esteve no Fórum? Pode submeter a sua avaliação do mesmo aqui. Obrigada!

Pode encontrar mais notícias sobre o evento em:


O Fórum da Diversidade nos Media

O primeiro evento nacional da Carta já despertou o interesse dos media!