Calendário

  • 01
    01.Outubro.Terça

    Movimentos Negros em Portugal recebem Conceição Evaristo

    15:00 -18:00
    2019-10-01

    » ESCREVIVÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS ENTRE CÁ E LÁ
    Movimentos Negros em Portugal recebem CONCEIÇÃO EVARISTO

    Conceição Evaristo (1946, Belo Horizonte) – poeta, escritora, pensadora e intelectual brasileira – tem desenvolvido um trabalho literário muito relevante desde ficção, poesia e ensaios com um foco na afirmação da subjectividade da mulher negra na sociedade brasileira, contrariando estereótipos e imaginários impostos.

    A conversa inicial será com Carla Fernandes, Inocência Mata e Raquel Lima, seguida de um debate aberto ao público em geral.
    A entrada é livre para todas e todos, e no final haverá um lanche, uma sessão de autógrafos e venda de livros.«

     https://www.facebook.com/events/2007387236028118/

  • 02
    02.Outubro.Quarta

    Apresentação do Gabinete de Apoio ao Imigrante | Associação Batoto Yetu

    Dia inteiro
    2019-10-02

    A Associação Batoto Yetu Portugal trabalha com crianças e jovens interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavorecidos. A filosofia da associação baseia-se na convicção de que, independentemente das condições económicas e sociais de cada pessoa, o (re)conhecimento e valorização das suas raízes culturais é um fator essencial para a consolidação da sua autoestima e sentimento de pertença.

    Sobre o Gabinete de Apoio ao Imigrante

    Desde o seu reconhecimento como Associação de Apoio aos Imigrantes e Seus Descendentes em 2008, a BYP tem reforçado o seu trabalho junto da comunidade imigrante na Área Metropolitana de Lisboa, afirmando-se cada vez mais como uma associação de referência no campo da integração dos imigrantes e seus descendentes que constituíram, desde sempre, a maioria dos associados e utentes da BYP.

    Neste sentido, a Associação dinamiza um Gabinete de Apoio ao Imigrante em que se concede apoio gratuito no âmbito da regularização e renovação de documentos, se sensibilizam os imigrantes sobre os seus direitos e deveres, e se dinamizam atividades dirigidas às comunidades em sentido alargado, tendo em vista promover os processos de integração dos cidadãos imigrantes e suas famílias. Em 2013, a Associação é a primeira entidade a alcançar, no Concelho de Oeiras, o estatuto de Casa do Cidadão de Cabo Verde, reconhecido e concedido pelo Governo de Cabo Verde.

  • 03
    03.Outubro.Quinta

    Mobilização da Sociedade Civil para o Processo Reinserção Social de Condenados

    09:00 -17:00
    2019-10-03
    Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) estão a dinamizar a iniciativa MOBi – Mobilizing Society Towards (ex) Offenders Reintegration (em português, Mobilizar a Sociedade para o Processo de Reinserção Social de pessoas que tenham cumprido penas de prisão ou medidas judiciais não privativas de liberdade), uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia (programa Erasmus+). 
     
    No âmbito desta iniciativa irá ser realizado em Portugal, Alemanha, Itália e Roménia uma Conferência restrita para discussão E mobilização da sociedade civil para o processo de reinserção social. 
    Inscrições aqui
  • 08
    08.Outubro.Terça

    Formação | Como Mobilizar Empresas para Projetos Sociais

    Dia inteiro
    2019-10-08-2019-10-10

    Abrimos hoje as inscrições para a formação, em aprendizagem mista (blended learning), “Como Mobilizar Empresas para Projetos Sociais“, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal.

    Já ponderou se faz sentido pensar em alternativas para atrair investimento privado para projetos sociais? Já pensou em ter empresas a apoiar um projeto da sua organização? Já considerou apostar numa parceria a médio-longo prazo com uma empresa? E o que poderá tornar um projeto atraente para uma empresa? Qual será a melhor forma de o estruturar e apresentar?

    Estas questões foram o ponto de partida para a produção do curso em vídeo Como Mobilizar Empresas para Projetos Sociais que hoje lançamos! Este curso será disponibilizado online, seguindo-se duas sessões presenciais cuja finalidade será a de colocar em prática os conhecimentos adquiridos à distância.

     

    Datas e horários: 8 de Outubro de 2019 das 9h30 às 17h30 e 10 de Outubro de 2019 das 14h às 18h (sessões presenciais)

    Local: Sede da Associação CLIP – Recursos e Desenvolvimento (Rua Luís Piçarra, nº 12A, 1750-101 Lisboa)

    Formadoras: Cátia Santos e Nicole Figueiredo

    Investimento: 35€ para associados e 70€ para não associados

    Modalidade da Formação: Aprendizagem Mista (Blended-learning)

    Inscrições até dia 19 de Setembro! Vagas limitadas e aceitamos no máximo 2 pessoas por associação.

    Inscrições no link https://forms.gle/jEkVodaDd5urPw9B6

  • 08
    08.Outubro.Terça

    Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental | Oeiras

    Dia inteiro
    2019-10-08-2019-10-10

    Vimos divulgar a iniciativa de Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental em Oeiras, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, promovida pelo FSO Oeiras | ARIA, em parceria com a Associação Fénixis, este ano sob a égide da World Federation for Mental Health.

    Contamos com a vossa presença nas comemorações e iniciativas, entre as quais:

    • Ciclo de Cinema Saúde Mental 7ª Arte;
    • Saúde Mental Sunset
    • E muito mais!

    Realçamos as atividades de comemoração a decorrer no dia  10 de outubro de 2019, pelas 14h30, no Anfiteatro do Templo da Poesia – no Parque dos Poetas em Oeiras. Morada: R. José de Azambuja Proença, 2780-257 Oeiras – Localização AQUI