Dia Mundial da População: População Imigrante em destaque

Texto original enviado pelo Observatório das Migrações:

Hoje no dia Mundial da População, 11 de julho de 2019, o Observatório das Migrações lança a edição Estatísticas de Bolso da Imigração (2019) da Coleção OM Imigração em Números, com a coordenação científica e autoria de Catarina Reis Oliveira. Esta edição contribui para a desconstrução de falsas perceções acerca da imigração em Portugal, com uma apresentação objetiva e factual da situação dos estrangeiros residentes em Portugal em várias dimensões e em formato de pergunta-resposta às principais questões que se colocam sobre a imigração e integração de imigrantes em Portugal. Esta publicação analisa dados da última década para o período de referência entre 2008 e 2018.

A falta de informação contribui para alimentar mitos e estereótipos errados e influenciar negativamente a perceção dos cidadãos sobre a imigração e os reais contributos dos imigrantes para o país. Resulta, assim, que a recolha, sistematização, análise e disseminação de informação estatística isenta e rigorosa acerca da imigração é uma das atribuições do Observatório das Migrações da maior relevância. Com estas Estatísticas de Bolso da Imigração o Observatório das Migrações, procura continuar a contribuir para a desconstrução de falsas perceções acerca da imigração em Portugal, trabalho que desenvolve há quase duas décadas. Pretende-se sustentar o conhecimento mais rigoroso da imigração no país, respondendo às várias solicitações de inúmeros profissionais, académicos, decisores políticos e da sociedade portuguesa em geral.

Os principais factos elencados, de forma sucinta, nesta publicação respondem a questões que surgem normalmente acerca do fenómeno imigratório: Portugal é um país de imigração? O que sabemos sobre os imigrantes em Portugal? Quais os impactos da imigração para a demografia portuguesa? Como se relacionam os imigrantes com o sistema escolar? Os imigrantes querem aprender a língua portuguesa? Os imigrantes contribuem para o mercado de trabalho e para a economia nacional? Qual é o risco de pobreza e exclusão social dos imigrantes? Quais os impactos da imigração para a segurança social? Quais as condições de habitação dos imigrantes? Qual o estado de saúde dos imigrantes e como se relacionam com os serviços de saúde? Os imigrantes têm acesso à Nacionalidade Portuguesa? Os imigrantes votam em Portugal? Como se relacionam os imigrantes com o sistema de justiça? Os imigrantes são discriminados em Portugal? Qual o efeito da Imigração nas Remessas em Portugal?

Pode deslocar-se ao Centro de Documentação no CNAIM de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho 14, junto à Estação do Metro dos Anjos) e receba gratuitamente um exemplar desta nova publicação (e demais edições do Observatório das Migrações que ainda não disponha).