Prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica- 2018

Lançada a infografia “Prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica- 2018” com enfoque na evolução de indicadores no período entre 2014 e 2017.

No âmbito do “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, a CIG pretende partilhar dados sobre o crescimento da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), bem como a evolução do investimento público nas políticas estruturais nesta área, numa lógica de transparência e boa governança.

De salientar algumas notas:

Em 2017 foram feitas 26 713 participações de violência doméstica, do qual 79% das vítimas eram mulheres. Destas queixas, apenas 1457 pessoas foram condenadas pelos seus crimes. 20 mulheres foram assassinadas em relações de intimidade.

A rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD) tem 133 estruturas de atendimento prestando, presencial e telefonicamente,
informação jurídica, apoio psicológico e social, de forma gratuita. Possui ainda 26 acolhimentos de emergência e 39 casas de abrigo.

De entre as novas respostas criadas, destacam-se:
– 3 Estruturas de Atendimento e 1 unidade de Acolhimento de Emergência para vítimas LGBTI.
– 2 Estruturas de Atendimento para mulheres vítimas de violência sexual.
– 1 Estrutura de Atendimento para homens vítimas de violência sexual.
– 1 Casa de Abrigo para mulheres com deficiência.
– 1 Casa de Abrigo para homens.

 

Pode consultar a infografia na totalidade, através do seguinte link

Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148

Guia de Recursos aqui