II Fórum para a Diversidade

Numa iniciativa da Carta para a Diversidade, realizou-se com sucesso a 21 e 22 de novembro o II Fórum para a diversidade sob o mote “Comunicar para Mobilizar”.

O animado evento a que assistiram mais de 100 pessoas, foi organizado pelo Grupo de Trabalho Fórum e realizou-se em Póvoa do Lanhoso, berço do Núcleo Norte da Carta. O evento contou com a presença da Secretária de Estado Para a Cidadania e Igualdade, Dra. Rosa Monteiro, que fez o discurso de encerramento salientando a importância de promover a diversidade nos vários tipos de organizações e enaltecendo o trabalho da Carta para a promoção da Inclusão.

Pelo seu lado os diversos oradores, responsáveis da Carta para a Diversidade de outros países (Luxemburgo, Estónia e Polónia) e diversos signatários nacionais e estrangeiros da Carta, apresentaram os desenvolvimentos da Diversidade e Inclusão nos seus países e nas suas organizações, e interessantes estudos de caso e soluções criativas para os desafios que enfrentam, ressaltando e assumindo as virtudes do seu envolvimento com este projeto e inspirando muitos dos presentes.

A terminar deixamos aqui duas frases pronunciadas num dos painéis, e que resumem na perfeição o que ali se tratou – “Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é convidar para dançar” e “O que é mais rico, um cesto só de laranjas ou um cesto com laranjas, kiwis, bananas e maçãs?”