Workshop Temático “Responsabilidade Social e Ética na IP”

Realizou-se dia 19 de outubro, na sede da IP, o lançamento do Ciclo de Workshops temáticos sob o tema da Responsabilidade Social e Ética na IP, numa sessão presidida pelo Vice-Presidente da IP, José Serrano Gordo.

Perante uma plateia de colaboradores e dirigentes foi introduzida a temática da Responsabilidade Social e Ética na IP, numa perspetiva global, transversal e reflexiva.

A sessão teve como oradores convidados Mário Parra da Silva, UN GCNP Network Representative e Presidente da Aliança ODS Portugal, Paula Guimarães, Presidente do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) e Sandra Almeida, Diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação Aga Khan (FAK).

Além das boas-vindas pelo Vice-Presidente José Serrano Gordo, foram também realizadas apresentações pelas Direções da Academia, Risco e Compliance e Comunicação, Imagem e Stakeholders da IP.

No final do Workshop houve ainda oportunidade para visitar a exposição “Projeto Diálogos Fotográficos” promovida pela Fundação Aga Khan, no âmbito de um Workshop de Fotografia de Frederic Roberts que decorreu em Lisboa, no mês de setembro. Em apenas uma semana 20 jovens dos 14 aos 17 anos, provenientes de bairros diversos da Grande Lisboa, usaram a fotografia manual como instrumento de comunicação e expressão, fortalecendo a sua confiança e autoestima. A fotografia foi um elemento crucial na desconstrução de estereótipos, na promoção de encontros improváveis e na sua capacitação para trazer valor para a sociedade. Esta exposição está disponível para ser exposta noutras organizações, a pedido.

unnamed (1). unnamed

Esta iniciativa surge na sequência da aprovação pela empresa do Código de Ética e da Declaração de Política de Responsabilidade Social. Os workshops iniciaram-se em outubro de 2016 e vão prolongar-se por 2017,  procurando sensibilizar dirigentes e colaboradores para os princípios sociais e éticos do Grupo IP.

Os próximos temas serão sobre a Igualdade de Género na IP e a Parentalidade Positiva.

O Grupo IP assume o compromisso com os princípios da gestão sustentável. Desenvolve a sua atividade contribuindo para o progresso económico e social da comunidade onde está presente, tendo em conta o seu impacto no meio ambiente, e fomentando as relações estáveis com os seus principais stakeholders.

A Declaração de Política de Responsabilidade Social do Grupo IP, aprovada em 15 de julho de 2016, estabelece os objetivos e compromissos que regem a atuação sustentável da empresa na sociedade, tendo em conta o interesse público inerente à sua atividade.

O Código de Ética reflete os valores com os quais a organização deve estar comprometida – prossecução do interesse público, legalidade, transparência e eficiência – e regula um conjunto de matérias especialmente críticas para a organização, como sejam, a título de exemplo o conflito de interesses, a não discriminação o relacionamento entre colaboradores, a responsabilidade social e proteção ambiental, a transparência e prevenção da corrupção.

O Grupo IP está vinculado à prossecução do desenvolvimento sustentável, à defesa da legalidade e das normas internacionais de conduta (NIPSO 26000 e Diretiva 2014/95/EU), da transparência e do rigor, bem como à promoção ativa da responsabilidade social, através do estímulo à participação cívica do seus colaboradores, do bom ambiente de trabalho e da conciliação entre a vida pessoal e profissional.