Workshop “Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género” Roteiro Cidadania a 27/10

A Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, com a colaboração da Fundação Cuidar O Futuro, do Graal e da Câmara Municipal de Lisboa propõe-se realizar dia 27 de outubro de 2016, entre as 10:00-13:00, no Edifício Municipal do Campo Grande, nº 252º piso, Sala 3, em Lisboa, o workshop “Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género”, no âmbito do “Roteiro Cidadania em Portugal”, promovido pela ANIMAR e pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o workshop “Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género”abordará as seguintes temáticas: a Educação para a Cidadania, a Igualdade de Género, a Saúde e Qualidade de Vida, a Participação e Democracia Local e as Instituições Eficazes e Inclusivas, com profissionais de intervenção social, comunitária ou educativa.

Este workshop será dinamizado por Cláudia Múrias e Marijke de Koning, a partir do pensamento Maria de Lourdes Pintasilgo, e através da metodologia da aprendizagem pela conversa (conversational learning), proposta por Ann Baker, Patricia Jenson e David Kolb (2002).

O processo de aprendizagem pela conversa proporciona um espaço fluido e estruturado, adequado ao aprofundamento da consciência dos temas em debate. Esta metodologia permite criar espaços de conversa (em contexto de grupo), mobilizadores de partilha de saberes, conhecimentos e posicionamentos sociais diversificados, facilitando a construção de práticas inovadoras.